Casa Mario - Saiba a importância da troca de óleo
Carregando

Saiba a importância da troca de óleo

Publicado em: 06/11/2019
Saiba a importância da troca de óleo

O carro tem uma presença muito grande nos nossos dias: utilizamos para trabalhar, para chegarmos rapidamente aos lugares, e hoje com os aplicativos de mobilidade, alguns usam até mesmo como fonte de renda. Por isso, manter a manutenção em dia é muito importante para garantir o bom funcionamento do carro e a segurança tanto do motorista quanto dos passageiros.

Se fizermos um checklist com todos os itens do carro que precisam ser mantidos em dia, a troca de óleo seria um dos primeiros procedimentos a serem citados, uma vez que este é um item de importância ímpar. Isso porque a troca de óleo é capaz de garantir o bom funcionamento do motor e suas peças, diminuindo as chances de oxidação ou mesmo fusão pois o óleo lubrifica as peças, diminuindo o atrito entre elas, além de controlar a temperatura interna.

 

Por que trocar o óleo?

          Com o passar do tempo e a consequente utilização do carro,  o óleo recebe cargas de partículas que o fazem perder a sua viscosidade e eficiência. Por este motivo, caso não seja feita a troca no período correto, poderá gerar sérios problemas no motor.

 

Quando realizar a troca de óleo?

A periodicidade varia de acordo com de tipo de motor, modelo ou marca do carro. O ideal é sempre olhar o manual do fabricante e seguir o que é recomendado. Normalmente quem se preocupa mais com a troca, realiza a cada 5.000 quilômetros rodados. Nos carros e modelos mais modernos, dependendo a fabricante, recomenda realizar a troca a cada 10.000 quilômetros podendo variar até 20.000 quilômetros, ou então a cada 12 meses, o que vier primeiro.

 

Tipos de óleo para automóveis

Podemos utilizar três tipos de óleos diferentes, novamente, para saber qual o tipo ideal para o seu motor, consulte o manual do fabricante. Entre eles temos o mineral, sintético e semissintético.

  •  Óleo mineral: é o mais comum do mercado, tendo o menor preço e possuindo tecnologia inferior aos outros tipos, possuindo menos viscosidade e menos tolerância a altas temperaturas. A sua produção é feita a partir da combinação de óleos básicos do refino do petróleo com aditivos. A troca desse óleo é recomendada a cada 5.000 quilômetros.
  •  Óleo sintético: é o mais caro e com a melhor qualidade, tendo menos oxidação, evitando a formação de borra e minuindo ainda mais os desgastes das peças no motor. A sua produção é feita em laboratório através do refino severo do petróleo com aditivos, sendo mais recomendado para veículos modernos. A sua troca é recomendada até 20.000 quilômetros.
  • Óleo semissintético: é o de qualidade intermediaria, possuindo tecnologia que aumenta a vida útil do motor. A sua produção é com a mistura de óleos básicos minerais, com sintéticos mais aditivos. Recomenda-se a troca por volta dos 8.000 quilômetros.

           Outro ponto que se deve ter atenção é a viscosidade e temperatura que o óleo pode suportar, e isso é mostrado na embalagem do produto, como por exemplo, 20W50, o 20W se refere ao comportamento do óleo em temperaturas frias, e o 50 em temperaturas altas.

 

Por que trocar o filtro de óleo junto?

A troca do filtro é tão importante quanto o óleo, pois é ele quem impede a circulação de impurezas pelo motor, como partículas de metal. Se a troca em conjunta não for feita, provavelmente haverá o comprometimento de outras peças. Atualmente, os principais lugares que realizam a troca de óleo, já fazem junto a troca do filtro de óleo.

 

Como realizar a troca de óleo

A troca deve ser realizada por um profissional da área, existem critérios e cuidados que devem ser seguidos, que se for realizado pelo próprio dono do veículo pode gerar danos sérios ao motor. Procure um profissional de confiança, pois além do tipo de óleo correto, há a viscosidade e temperatura que deve suportar, que também são especificados no manual do veículo.

 

Conheça a Casa Mário

Na Casa Mário você encontrara profissionais qualificados que podem te ajudar a verificar a qualidade do óleo do seu veículo, bem como também poderão te dizer se já está na hora ou não de fazer um check up na sua máquina. Para saber mais, entre em contato.

 

Posts Anteriores
  • Novembro / 2020 - 1 post
  • Agosto / 2020 - 1 post
  • Julho / 2020 - 1 post
  • Junho / 2020 - 2 posts
  • Maio / 2020 - 1 post
  • Março / 2020 - 2 posts
  • Fevereiro / 2020 - 1 post
  • Janeiro / 2020 - 4 posts
  • Dezembro / 2019 - 4 posts
  • Novembro / 2019 - 3 posts
  • Setembro / 2019 - 1 post
  • Agosto / 2019 - 2 posts

Contatos

vendas@casamario.com.br

(11) 94025-9037

(11) 4586-7897

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 18h00

Sábado 08h00 às 12h00

Endereço

Avenida Jundiaí, nº 1386

Bairro Anhangabaú

Jundiaí-SP