Casa Mario - Conheça os benefícios do amortecedor
Carregando

Conheça os benefícios do amortecedor

Publicado em: 12/08/2019
Conheça os benefícios do amortecedor

Muito se fala sobre os amortecedores, mas poucos sabem o quão importante esta peça é para o bom funcionamento dos automóveis. Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre este componente tão essencial e tão pouco pautado. 


Principais funções dos amortecedores

Antes de começarmos, é preciso que você saiba um pouco mais sobre as funções desempenhadas pelo amortecedor. Dentre suas inúmeras utilidades, o amortecedor é o grande responsável pelo controle dos movimentos da abertura e fechamento das molas

 

Este mecanismo, além de manter o contato dos pneus com o solo, também é o que permite, literalmente o amortecimento. Este efeito também é o que garante o conforto e a segurança tanto do veículo quanto do motorista e passageiros a bordo.
 

 

Como funciona o amortecedor?

O funcionamento dos amortecedores se dá por meio de um sistema com princípio hidráulico, no qual o fluído passa de uma câmera a outra. Ao passar pelo pistão, o fluido lida com a resistência que controla a sua passagem e dessa forma, gera o amortecimento. 

 

Isso porque, ao empurrar o fluido para baixo, a pressão impede que o veículo pule de forma brusca no momento do retorno das molas, e assim, o mecanismo segue em contínuo funcionamento, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista e demais passageiros.

 

Como o amortecedor contribui para o bom funcionamento do seu automóvel?

Manter os amortecedores em dia traz consigo uma série de benefícios e vantagens. Isso porque, sem a ação do amortecedor, a trepidação do seu veículo seria muito maior, e o conforto, por sua vez, seria praticamente nulo.  Mas não para por aí! Um veículo sem amortecedor pode ter seus componentes danificados, ou mesmo ter a sua vida útil reduzida devido a falta de absorção de impacto. Prova disso é que carros sem amortecedor apresentam desgaste nos pneus 20% maior do que os carros que possuem o amortecedor em dia.

 

Além disso, os amortecedores são responsáveis pelo controle da suspensão e pela redução do desgaste dos componentes que a compõem; contribuem para a diminuição da distância da frenagem, permitindo que os pneus traseiros continuem no solo no momento da parada; controlam o movimento das molas, bem como a movimentação do veículo como um todo.

 

Quando trocar o amortecedor?

Não há um tempo exato estipulado para que os amortecedores sejam trocados, contudo, há sinais que o seu veículo demostra que podem indicar a necessidade de manutenção. No geral, a dirigibilidade dos veículos diminuem com o desgaste dos amortecedores, por isso, você poderá notar que o seu carro não absorverá os impactos com tanta versatilidade, ou mesmo que a distância de frenagem não está sendo mais tão curta, e até mesmo os motoristas podem ficar mais cansados ao dirigirem carros com o amortecedor desgastado. 

 

Ao constatar sinais como os citados acima, agende uma manutenção com um mecânico de confiança.

 

Conheça a Casa Mário

A Casa Mário atua no ramo mecânico há mais de 50 anos e desde então vem conquistando cada vez mais por sua transparência e confiabilidade. Uma empresa que não apenas vende pneus, mas que oferece segurança e tranquilidade a seus clientes. A manutenção de amortecedores e suspensões é mais um dos serviços realizados pela nossa equipe. Para ficar por dentro dos nossos principais serviços, acompanhe nossas redes sociais!
 

Posts Anteriores
  • Novembro / 2020 - 1 post
  • Agosto / 2020 - 1 post
  • Julho / 2020 - 1 post
  • Junho / 2020 - 2 posts
  • Maio / 2020 - 1 post
  • Março / 2020 - 2 posts
  • Fevereiro / 2020 - 1 post
  • Janeiro / 2020 - 4 posts
  • Dezembro / 2019 - 4 posts
  • Novembro / 2019 - 3 posts
  • Setembro / 2019 - 1 post
  • Agosto / 2019 - 2 posts

Contatos

vendas@casamario.com.br

(11) 94025-9037

(11) 4586-7897

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 18h00

Sábado 08h00 às 12h00

Endereço

Avenida Jundiaí, nº 1386

Bairro Anhangabaú

Jundiaí-SP