Casa Mario - 04 dicas para escolher pneus para carro de passeio
Carregando

04 dicas para escolher pneus para carro de passeio

Publicado em: 04/11/2019
04 dicas para escolher pneus para carro de passeio

Ter os pneus corretos em seu carro é muito importante uma vez que esta é a única parte do carro que tem contato direto com o asfalto. Por este motivo, saber qual pneu escolher para o seu veículo é imprescindível para  garantir o conforto e a segurança de sua família. Diante de vários modelos com objetivos diferentes, escolher o pneu ideal pode parecer complicado, e de fato não é tão simples. É necessário considerar alguns fatores, inclusive conhecer os termos técnicos.  Para te ajudar nisso, listamos 04 dicas para te ajudar a escolher pneus para carro de passeio.

 

1. Conheça o seu veículo 

O primeiro passo para escolher o melhor pneu para o seu carro de passeio é consultar o manual do fabricante. Neste documento você encontrará todas as informações do pneu ideal para o seu carro e, seguindo corretamente as instruções, os sistemas de suspensão e direção do seu carro poderão ter uma vida útil mais prolongada, além de reduzir as chances de acidentes.

 

Analisando o manual ou então a lateral dos pneus de fábrica do seu carro de passeio, você poderá encontrar uma sequência de letras e números, que correspondem às especificações dos pneus. Para conseguir fazer a escolha correta, é necessário saber os termos técnicos. Para te ajudar a "decifrar" este enigma, utilizaremos como exemplo um pneu que tenha a seguinte numeração: P195/70R15 88H 

  • P: Pneu indicado para carros de passeio.
  • 195: Largura do pneu em milímetros.
  • 70: Porcentagem do tamanho da altura da lateral de acordo com o da largura.
  • R: Indica que se trata de um pneu radial.
  • 15: Tamanho do aro que deve ser usado.
  • 88: É o índice de carga que o pneu pode aguentar. Por exemplo, se analisarmos a tabela, poderemos constatar que 88 corresponde a 560Kg, isso quer dizer que cada pneu suporta este peso. Somando os quatro pneus que o carro utiliza, temos um suporte total de 2.240Kg, de acordo com a calibragem ideal.
  • H: É o índice de velocidade, representa qual a velocidade máxima que o pneu pode suportar, seguindo a tabela de índice de velocidade, o H diz que pode chegar até 210 Km/h.

         

O treadwear do pneu indica a sua durabilidade, podendo ter valores que variam de 60 a 700, mas isso não quer dizer que quanto maior o número, maior durabilidade o pneu terá. A durabilidade do pneu depende também dos outros componentes do carro, por exemplo, se os amortecedores ou a suspenção não estiverem em dia, pode diminuir bastante a durabilidade.

Quanto mais alto o número do treadwear, mais dura será a borracha, isso resulta numa menor aderência. Pneus mais macios geram mais aderência, sendo melhores em curvas e frenagens, porém, desgastam mais rápido. O terreno que você trafegar com o seu carro de passeio também implica na escolha dos pneus. Existem pneus que são melhores no asfalto, na terra e outros que se saem bem nos dois tipos. Em pistas de terra, é recomendado um treadwear menor, para assim o pneu ser mais macio e ter mais aderência nesse tipo de pista.

 

2. Procedência do Pneu

    Pneus usados podem aparecer atrativos por conta do preço. Um erro cometido nessas horas é decidir comprar olhando apenas a aparência dos pneus, sendo que as camadas internas podem estar bem danificadas, além das especificações podendo não estarem corretas, tudo isso aumenta a chance de gerar danos as outras partes do carro e de acidentes.  Para a sua segurança evite comprar pneus usados ou de marcas desconhecidas que você nunca ouviu falar.

 

3.Explore marcas de qualidade

Atualmente no Brasil temos disponíveis marcas internacionais que trazem boa qualidade em seus produtos, como por exemplo, GoodYear, Michelin, Continental, Bridgestone e uma que tem se destacado com força no mercado automobilístico é a Yokohama. A fabricante japonesa Yokohama está presente em grandes eventos automobilísticos, também trazendo a sua linha de pneus para carros de passeio, assim, leva muita qualidade e confiança para os seus clientes.

 

4. Saiba como funciona a manutenção dos pneus

Ao escolher qual pneu usar, você deve saber quais tipos de manutenção você deve realizar, incluindo a manutenção preventiva, com o intuito de prolongar a sua vida útil e estar em concordância com ou outros componentes do carro.

 A calibragem dos pneus é importante para manter a sua segurança e o desempenho de direção, a calibragem pode ser feita por você mesmo em postos de combustíveis. No manual do veículo se encontra os valores corretos de calibragem de pneus e também a periodicidade recomendada, normalmente sendo de duas vezes ao mês. Fique atento: se os seus pneus estiverem murchando muito rápido, isso pode ser sinal de problema nos pneus, sendo necessário uma reforma ou a troca dos mesmos.

A revisão no sistema de suspensão e de direção impactam diretamente nos pneus. Caso algumas dessas partes estiverem apresentando algum defeito, vão reduzir a vida útil dos pneus, então a revisão e a manutenção preventiva desses sistemas garantem que isso não aconteça.

 

Conheça a Casa Mário de Pneus

Casa Mário atua no ramo mecânico há mais de 50 anos e desde então vem conquistando cada vez mais por sua transparência e confiabilidade. Uma empresa que não apenas vende pneus, mas que oferece segurança e tranquilidade a seus clientes. Trabalhamos em parceira com marcas renomadas, e por isso, garantimos a manutenção de qualidade do seu veículo para que você possa trafegar com ainda mais segurança. Para ficar por dentro dos nossos principais serviços, acompanhe nossas redes sociais!

 

Posts Anteriores
  • Novembro / 2020 - 1 post
  • Agosto / 2020 - 1 post
  • Julho / 2020 - 1 post
  • Junho / 2020 - 2 posts
  • Maio / 2020 - 1 post
  • Março / 2020 - 2 posts
  • Fevereiro / 2020 - 1 post
  • Janeiro / 2020 - 4 posts
  • Dezembro / 2019 - 4 posts
  • Novembro / 2019 - 3 posts
  • Setembro / 2019 - 1 post
  • Agosto / 2019 - 2 posts

Contatos

vendas@casamario.com.br

(11) 94025-9037

(11) 4586-7897

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 18h00

Sábado 08h00 às 12h00

Endereço

Avenida Jundiaí, nº 1386

Bairro Anhangabaú

Jundiaí-SP