Casa Mario - 05 dicas para dirigir em dias de chuva com segurança
Carregando

05 dicas para dirigir em dias de chuva com segurança

Publicado em: 02/01/2020
05 dicas para dirigir em dias de chuva com segurança

A segurança é sem dúvidas um dos principais fatores quando se trata de veículos e trânsito. Isso se deve pelos inúmeros riscos que corremos durante as viagens, que vão desde os problemas mecânicos que podem vir a surgir, até mesmo aos erros humanos de direção. Esses fatores se intensificam diante das condições dos dias de chuva: pista molhada, baixa visibilidade e outros fatores que aumentam ainda mais as chances de acidentes. Por conta disso, é necessário dobrar a atenção e tomar alguns cuidados extras para precaver quaisquer tipos de problemas. Pensando nisso, no post desta semana separamos cinco dicas para dirigir em dias de chuva com segurança.

 

1 – Verifique a manutenção do veículo

É imprescindível que a manutenção do seu veículo sempre esteja em dia para que você possa sempre trafegar de maneira segura. Em dias de chuva, é ainda mais importante que o seu carro esteja em dia. Isso poderá evitar uma série de inesperados. Um dos principais pontos a se considerar, é que o processo de frenagem é mais complicado por conta da água na pista, e por isso é necessário que o sistema de freios esteja em dia para garantir a segurança ao trafegar pelas pistas molhadas. Não podemos esquecer que, em dias de chuva, é comum que os vidros do veículo embacem, prejudicando assim a visibilidade do motorista. Para resolver este problema, é necessário que os sistemas de circulação de ar e que os limpadores estejam funcionando corretamente, então, para garantir a sua segurança, sempre verifique que estes sistemas estejam em dia, e se for preciso, faça uma revisão.

 

2 – Atenção extra aos pneus

A importância do bom estado dos pneus se torna ainda maior em dias de chuva, uma vez que o risco de derrapagem e de ocorrer a aquaplanagem é iminente. A aquaplanagem ocorre quando os pneus do carro perdem o contato direto com o asfalto por conta de uma camada de água, fazendo assim, o veículo “patinar” sob a pista. Para evitar este tipo de situação, é importante conferir o estado dos pneus, bem como o estado dos níveis dos seus sulcos. O ideal é que os mesmos não sejam inferiores a 1,6mm. É recomendado ainda que o estado do pneu seja verificado periodicamente.

 

  • O que fazer em caso de aquaplanagem?

Se ocorrer a aquaplanagem, para diminuir os riscos de acontecer algum acidente, é necessário manter a calma e seguir algumas instruções. O primeiro passo é tirar o pé do acelerador, você não deve frear, pois frenagens nestes momentos podem fazer o veículo derrapar, então, não utilize nenhum pedal e mantenha as duas mãos no volante para manter o veículo em linha reta na pista. Após a aquaplanagem acabar, diminua a velocidade do veículo freando gradativamente. Um dos meios de evitar a aquaplanagem é o que nos leva para a próxima dica da lista.

 

3 - Diminua a velocidade

Devido a baixa visibilidade e aos demais riscos que os dias de chuva oferecem ao motorista é imprescindível que o mesmo fique atento e dirija com a velocidade reduzida. Isso porque caso algum acontecimento inesperado venha a acontecer, o motorista terá o tempo necessário para reagir a possíveis eventos, garantindo assim a segurança de todos que se encontram dentro do veículo.

 

4 – Mantenha uma maior distancia dos outros veículos
 

Uma dica relativamente simples, mas que faz toda a diferença na estrada em dias de chuva. Dirigir mantendo uma maior distancia dos outros veículos, permite que você tenha mais tempo para reagir caso aconteça algum incidente. Além disso, é recomendado que seja evitado realizar ultrapassagens, assim, mais uma vez, você colabora para a segurança de todos na via.

 

5 – Ligue os faróis

Esta é uma dica bastante conhecida pelos motoristas em dias de chuva, a qual é utilizada para aumentar a visibilidade da pista e dos outros componentes da pista, porém, é preciso realizar isto pensando também nos outros motoristas, principalmente os que trafegam pela via contrária a sua. Ao deixar a luz dos faróis em regulagem alta, você poderá prejudicar momentaneamente a visão dos demais motoristas, podendo assim causar algum acidente. Portanto, não se esqueça de manter os faróis ligados, mas o faça de forma a não prejudicar os demais motoristas.

 

Gostou das dicas que passamos para a sua segurança em dias de chuva? Não deixe de conferir também as nossas outras postagens!

 

Conheça a Casa Mário

A Casa Mário atua no ramo mecânico há mais de 50 anos e desde então vem conquistando cada vez mais por sua transparência e confiabilidade. Uma empresa que oferece segurança e tranquilidade a seus clientes. Trabalhamos em parceria com marcas renomadas, e por isso, garantimos a manutenção de qualidade do seu veículo para que você possa trafegas com ainda mais segurança. Para ficar por dentro dos nossos principais serviços, acompanhe nossas redes sociais!

 

 

Posts Anteriores
  • Novembro / 2020 - 1 post
  • Agosto / 2020 - 1 post
  • Julho / 2020 - 1 post
  • Junho / 2020 - 2 posts
  • Maio / 2020 - 1 post
  • Março / 2020 - 2 posts
  • Fevereiro / 2020 - 1 post
  • Janeiro / 2020 - 4 posts
  • Dezembro / 2019 - 4 posts
  • Novembro / 2019 - 3 posts
  • Setembro / 2019 - 1 post
  • Agosto / 2019 - 2 posts

Contatos

vendas@casamario.com.br

(11) 94025-9037

(11) 4586-7897

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 18h00

Sábado 08h00 às 12h00

Endereço

Avenida Jundiaí, nº 1386

Bairro Anhangabaú

Jundiaí-SP