Casa Mario - Tudo o que você precisa saber sobre pastilhas de freio
Carregando

Tudo o que você precisa saber sobre pastilhas de freio

Publicado em: 04/12/2019
Tudo o que você precisa saber sobre pastilhas de freio

As pastilhas de freio fazem parte do sistema de frenagem de um veículo, e por isso são fundamentais para controlar o movimento do veículo. As pastilhas de freio estarem em ordem é crucial para a segurança do motorista, dos passageiros e de quaisquer outras pessoas que estejam trafegando por perto, uma vez que, por serem peças fundamentais do sistema de freio do veículo, o seu mal estado pode causar acidentes graves. Pensando na importância que é o motorista saber sobre as pastilhas de freio de seu veículo, fizemos está publicação para te ajudar a saber tudo sobre está peça. Então, não deixe de continuar a leitura!

 

Principais tipos de pastilha de freio 

 

No mercado de pastilhas de freio podemos encontrar diversos tipos e modelos diferentes, sendo que cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens. Basicamente, as principais diferenças de uma para outra se encontram nos tamanhos, no material que as compõem e na dissipação de calor. Todos estes fatores influenciam diretamente no desempenho do sistema de frenagem do veículo. Dentre os tipos diferentes de pastilhas de freio encontramos: orgânicas, metálicas, semimetálicas e cerâmicas.

 

Pastilhas orgânicas:

São o tipo de pastilha mais simples e também as de menor custo do mercado, sendo indicadas para veículos leves. Possuem durabilidade e resistência inferior aos outros tipos, que dependendo do uso, podem precisar ser trocadas com maior frequência.

 

Pastilhas metálicas:

são pastilhas intermediarias. São compostas por materiais mais rígidos como latão, ferrou ou alumínio. Deste modo, possuem mais durabilidade e resistência, trazendo ao motorista melhor desempenho e confiança no seu sistema de freio.

 

Pastilhas semimetálicas:

são parecidas com as metálicas, porém, com o propósito de trazerem um desempenho similar com um custo inferior. São fabricadas com ligas de diversos materiais, o que geram uma boa dissipação de calor, as fazendo sofrer pouco desgaste e ser resistente.

 

Pastilhas cerâmicas:

são as mais eficientes do mercado, sendo utilizadas principalmente em veículos esportivos. Ela é toda feita pensando no desempenho, e também por este motivo são pastilhas altamente silenciosas e resistentes, e consequentemente, as que possuem o maior custo.

 

Como saber se as pastilhas de freio precisam ser trocadas?

De forma geral, é muito importante saber interpretar os sinais que o seu veículo apresenta, principalmente no sistema de freio. O descuido com isso pode ocasionar altos custos de manutenção, além de acidentes de trânsito. É importante dizer que, ao perceber um sinal de desgaste nas pastilhas de freio, não tente realizar o diagnóstico e a troca das mesmas sem consultar um especialista. Dentre os sinais de desgaste, podemos citar principalmente: ruídos agudos no sistema de freio, perda de eficiência de frenagem e excesso de pó nas rodas.

 

Sobre os ruídos, nem sempre podem significar desgaste, pode ser o som das novas pastilhas se acomodando ao sistema de freio de seu veículo. Para evitar problemas, observe quando que começou os ruídos e verifique se os outros sinais também estão presentes. A perda de eficiência de frenagem é facilmente perceptível, e é um problema que vai se agravando cada vez mais. Nestes casos, é muito recomendado que se faça a revisão completa do sistema de freio, pois, caso realmente exista o problema e não for resolvido o quanto antes, pode gerar sérios danos ao sistema de freio além de acidentes.

 

Fique atento à quantidade de pó nas rodas, principalmente quando se está utilizando pastilhas cerâmicas, pois este tipo de pastilha não costuma gerar uma quantidade de pó nas rodas acima do normal. Até uma certa quantidade de pó nas rodas é considerado normal e até mesmo esperado, fique atento quando a quantidade subir de modo anormal.

 

O que fazer ao notar sinais de desgaste nas pastilhas de freio?

Ao notar quaisquer um desses sinais, não deixe de verificar o estado das pastilhas, independente do tanto que elas já foram utilizadas. Verifique a espessura do material abrasivo, se estiver abaixo de 2mm significa que não pode ser mais utilizada. Para realizar a medição, pode-se utilizar uma régua ou paquímetro. Dependendo do fabricante e do modelo do veículo, podem possuir uma marcação que indica o desgaste da pastilha. Em carros mais modernos e tecnológicos, uma luz no painel indica que as pastilhas precisam ser trocadas.

 

Aposte na manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva periodicamente é uma ótima maneira de evitar o surgimento de problemas sérios, uma vez que a manutenção preventiva tem o objetivo de prevenir os problemas de acontecerem, seja por meio da identificação prévia de possíveis problemas, ou mesmo por meio dos ajustes para prolongar o bom desempenho dos componentes do veículo.

 

Fora isso, é recomendado que a revisão das pastilhas de freio deve ser realizada a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados, sendo que, para os veículos que possuem freio a disco nas quatro rodas, recomenda-se a cada 20 mil quilômetros rodados. E lembrando sempre é preciso estar atento aos sinais de desgastes. Esperamos ter te ajudado a conhecer mais sobre as pastilhas de freio de seu veículo! Precisa de uma revisão no sistema de freio do seu veículo? Então, não deixe de conhecer a Casa Mário!

 

 

Conheça a Casa Mário

A Casa Mário atua no ramo mecânico há mais de 50 anos e desde então vem conquistando cada vez mais por sua transparência e confiabilidade. Uma empresa que oferece segurança e tranquilidade a seus clientes. Trabalhamos em parceria com marcas renomadas, e por isso, garantimos a manutenção de qualidade do seu veículo para que você possa trafegar com ainda mais segurança. Para ficar por dentro dos nossos principais serviços, acompanhe nossas redes sociais!

Posts Anteriores
  • Novembro / 2020 - 1 post
  • Agosto / 2020 - 1 post
  • Julho / 2020 - 1 post
  • Junho / 2020 - 2 posts
  • Maio / 2020 - 1 post
  • Março / 2020 - 2 posts
  • Fevereiro / 2020 - 1 post
  • Janeiro / 2020 - 4 posts
  • Dezembro / 2019 - 4 posts
  • Novembro / 2019 - 3 posts
  • Setembro / 2019 - 1 post
  • Agosto / 2019 - 2 posts

Contatos

vendas@casamario.com.br

(11) 94025-9037

(11) 4586-7897

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 18h00

Sábado 08h00 às 12h00

Endereço

Avenida Jundiaí, nº 1386

Bairro Anhangabaú

Jundiaí-SP